Vendas pela internet e Web Design

Por:
Rafael Nogueira Rezende. 30 anos.
Operador de centro de processamento de dados.
Cursando 2º Período - Web Design – UCB
Um dos criadores do blog Web Marketing & Design.


Cada vez mais empresas compreendem que não ter uma loja virtual é certeza de perda de espaço no mercado. Estamos nos acostumando a ver que, empresas tradicionais estão procurando ter “filiais” virtuais.
Segundo a publicação Web Shoppers, o e-commerce brasileiro cresceu 40% no primeiro semestre em relação  ao mesmo período do ano passado, atingindo um faturamento de 6,7 bilhões de reais com uma previsão de 14,3 bilhões de reais até o fim do ano.

     Alguns dados da publicação:

- Até o primeiro semestre de 2010, foram 20 milhões de pessoas que compraram pela internet ao menos uma vez. Até o final do ano, esse número deverá alcançar 23 milhões.
- As categorias de produtos mais vendidas no 1º semestre do e-commerce em 2010 foram: livros e assinaturas de revistas e jornais, eletrodomésticos, saúde, beleza e medicamentos, informática e Eletrônicos.
- A Copa do Mundo alavancou o faturamento no 1º semestre de 2010 com a venda de TV’s de tela plana e artigos esportivos‟.
- O e-consumidor está cada vez mais seguro e confiante em realizar compras via web. O índice de satisfação dos consumidores brasileiros com o comércio virtual atingiu 86% no primeiro semestre.
- Cerca de 55% dos e-consumidores que fizeram uma compra pela internet proveniente de uma rede social são mulheres.
- Quando se diz respeito à idade, os compradores provenientes de redes sociais são, em média, sete anos mais jovens que os compradores do mercado: 34 contra 41 anos.
- Quando analisamos as categorias preferidas dos e-consumidores provenientes de redes sociais, Moda e Acessórios aparece como destaque, com cerca de 20% do volume transacional.
- De acordo com dados levantados na Pesquisa de Resistência a Compra, dos e-consumidores que visitaram sites e decidiram não comprar nenhum produto, 62% disseram ter consultado preço, valor do frete ou o custo total do produto, além de ter procurado por promoções e descontos.
- Dos entrevistados, 86% disseram que apenas olharam alguns itens e saíram da loja, não chegando a começar o processo compra. Já 14% disseram que deram inicio ao processo de compra, mas acabaram não concluindo o procedimento.

Porém só vender não deve ser o foco das empresas, elas devem se preocupar também o relacionamento. Uma boa relação com o cliente e um pós-venda preocupado com a satisfação, é certeza de que ele voltará e indicará a outras pessoas (Quem nunca comprou algo e ficando satisfeito indicou a loja e o vendedor a um amigo?).
Ela deve também “aparecer melhor” e ser achado com mais facilidade. Nesse ponto que um bom desenvolvedor sai na frente, indicando as métricas certas e aplicando o SEO (Search engine optimization) com responsabilidade, uma vez que não escolher as ferramentas e palavras-chave corretas pode ser uma faca de dois gumes.
Nesse nosso blog, damos algumas dicas de como o lojista ou quem desenvolve, pode fazer para conseguir bons resultados no mercado virtual.
Vale apena conferir...


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