Maketing e Desing caminhando juntos

Por: Tadeu Eduardo Campos Soares Pinto. 45 anos.
Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas
Gerente de Projetos em TI
ITIL Certified
Cursando 2º Período - Web Design – UCB
Um dos criadores do blog Web Marketing & Design.


               O marketing nos dias de hoje não mais se confina nos 4 Ps (produto, preço, praça e promoção), pois ele se tornou algo intangível, complexo até mesmo de mensurar. A cada dia torna-se mais difícil agradar consumidores cada vez mais ativos e vorazes por produtos que possuam uma “identidade” e que os complete.
               O designer (especialmente o gráfico) adquiriu conhecimentos da área de marketing, por entender que, em muitos dos conceitos do marketing, reside a nova função do designer: a de criar pensando no consumidor 2.0.
               Também está na mão dos designers o poder de avaliar as necessidades do cliente, analisar o que o seu público quer e, com base nestas informações, criar não apenas seguindo preceitos da estética da forma, mas através do tão conhecido valor de marca.
                É fato que o profissional de marketing sabe analisar o mercado, sabe obter dados como ninguém, e em conjunto com o profissional de designer, as soluções a serem adotadas passam a ser ilimitadas.
                Estratégias de marketing que envolve a identidade da empresa como um todo, deve envolver também o designer, pois este está ciente dos conceitos da empresa, do valor que a marca possui ou quer atingir,
                O III Seminário Marketing 360º, ocorrido em 2009 no Rio de Janeiro e patrocinado pela Sun MRM Worldwide, Copernicus Marketing Consulting, Dinamize e TNS Inerscience, mostrou a importância e a relação da natureza com o Marketing. Design e natureza caminham juntos se levarmos em consideração a precisão das soluções da natureza. As embalagens são caixas de biscoitos e também estão presentes nas frutas. A natureza serve como inspiração para tecnologia e projetos. “O morcego inspirou o radar e os barcos foram desenvolvidos com base nas baleias”, avalia Fred Gelli, sócio-diretor da Tátil Design de Idéias.
                Entender como a natureza “pensa” é um trunfo para quem desenvolve tecnologias, já que hoje é normal descartar um objeto mesmo que este tenha sido lançado há pouco tempo. De acordo com um estudo, o descarte de aparelhos celular é cada vez maior. Teve época em que a Nokia lançou dois telefones no ano. Hoje a empresa chega a lançar cerca de 37 aparelhos em 12 meses.
               
                Unir Marketing e Designer  e atuar de forma mais abrangente e segura para conquista de mercado.

0 comentários:

Postar um comentário

Melhores Imagens


   

Busca

Visitas