As gerações estão mudando o marketing

Por: Joice Brum, 20 anos.
Desenvolvimento e Criação Web.
Cursando 2º Período  de Web Design na Universidade Castelo Branco
Um dos criadores do blog Web Marketing & Design.

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Entender comportamentos sempre foi o grande objetivo das agências de marketing e publicidade. Apesar de um avanço tecnológico monstruoso e incontrolável, está cada vez mais difícil estudar justamente quem consome o mercado de tecnologia. A conhecida Geração Y (jovens que nasceram nas décadas de 1980 e 1990) vive um mundo completamente virtual, seja através de um gadget que tenha às mãos ou através dos mais de 170 milhões de celulares habilitados até o fim desse ano, segundo dados da consultoria Tendências. 
 
Ultimamente, muitas empresas tem direcionado seus custos de marketing  para o perfil de consumo dessa geração que preza pela velocidade e tecnologia, é multitarefada, quer tudo à mão e ter a oportunidade de responder logo. O mobile marketing é a cara dos Y's: é rápido, seletivo, com capacidade alta de segmentar e atingir o público-alvo. É uma forma de encantar quem já não se espanta com nada: o lema "tudo é possível" embala o progresso.
 
A conhecida Geração Y conversa ao vivo, pelo celular, e-mail, MSN, Twitter ou qualquer outra ferramenta de comunicação. Isso torna esses jovens exigentes, e certos nas decisões tomadas, pois é uma geração informada, que questiona muito e exige rapidez e precisão. Porém, não é mais um desafio para as empresas como será a geração Z (jovens que nasceram entre 1994 e 2000), crianças que leem através do Kindle ou do iPad e suas canções de ninar são baixadas no iTunes. Eles são mais "antenados" do que a  geração Y e demandam que sejam levados a sério como futuros consumidores.
 
Definir a geração Z como bem integrada às tecnologias é tão obvio como dizer que o marketing visa atingir os consumidores. Os “Zers” são a tecnologia, requerem gratificações instantâneas e tem uma capacidade de concentração menor em relação às outras gerações. Assistiram o primeiro presidente ser eleito através o esforço em massa das redes sociais. Entendem que 140 caracteres não são apenas uma contagem de letras e espaços e, sim, uma arma a ser usada.

Ao tentar alcançar a geração Z, as marcas e os publicitários devem reconhecer que seu novo consumidor alvo se tornou um "expert" em marcas. O maior desafio dos departamentos de marketing será abraçar suas características como investimentos de longo prazo para a construção de um relacionamento duradouro. 

A tarefa torna-se, então, achar a melhor forma de atrair esse segmento para o mercado. Considere o botão “Like”, presente em muitos sites de redes sociais. “Gostar” de um produto pode levar amigos a fazerem o mesmo e a fidelidade à marca será gerada de forma espontânea a partir dos próprios consumidores. Tais marcas precisam entender a Geração Z como uma aliada de marketing, e devem estar abertas à sua participação. Além disso, necessitam trabalhar para proporcionar formas cada vez mais interessantes e originais para personalizar seus produtos, compartilhá-los com os indivíduos desta geração e evangelizá-los.


Fonte: administradores.com.br e msn.com

1 comentários:

Robson Pantoja 20 de novembro de 2010 às 13:21  

cria produto mais originais e tbm serviços pelo jeito será o grande desafio para esta geração "Zers", sem contar pela velocidade de informações que eles adquirem em curto tempo, pois o que é bom hj amanhã não é mais será um grande desafio "fidelizar" estes clientes.esta é sociedade do conhecimento!que vivemos hj.gostei deste post muitoo bom!,,,curti avera!

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